Amigos Exploradores, conforme já sabem, nos próximos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro vamos todos encontrar-nos na Pampilhosa para participarmos no II ACASECNUC e, ao mesmo tempo, comemorar o Dia do Fundador: Baden Powel.
Como também sabem, estamos no último ano do plano trienal que iniciou com o I ACASECNUC, no Seixo de Mira, e cuja temática é "Para além da Linha do Horizonte".
Esta temática, como o próprio nome indica, guia-nos até ao futuro e áquilo que acontecerá daqui em diante e num futuro mais distante!
Assim, de acordo com este espírito de aventura o objectivo será ir ao encontro do futuro desconhecido, sendo os nossos Exploradores são convidados a fazerem parte de um importante e arrojado projecto científico.
Para que a sua participação possa corresponder às exigências dos rigores "ciêntíficos" pedimos a cada Patrulha que traga para o "Laboratório" da II Secção na actividade os seguintes materiais:
Fogão Palheirão
Garrafão de plástico (5 Litros)
Garrafa de plástico transparente (1,5 Litros)
Cafeteira/Púcaro em metal (Que possa ir ao lume)
Cantil
Colete Reflector (Por elemento)
Para além destes materiais e daqueles que habitualmente são necessários a uma actividade de campo (cantina para cozinhar, material de campismo, mala de 1º socorros, bandeirola, etc), pedimos a cada patrulha que construa e leve para a actividade um ecoponto que será utilizado por si durante os 3 dias da actividade (Atenção, a criatividade será um factor a contar para o Inter-Patrulhas!
Para terminar, e como também vamos celebrar o dia de BP, pedimos também às Patrulhas que preparem uma peça para o Fogo de Conselho baseada num momento da vida do nosso Fundador.
Esse episódio da vida de BP que vai servir de tema à II Secção será o Cerco de Mafeking.
O tipo de representação está ao critério de cada Patrulha! Esmerem-se pois a melhor Patrulha será premiada no Inter-Patrulhas e representará a II Secção no momento comum das celebrações do Dia de BP.
Para que se possam preparar convenientemente aqui fica o texto que serve de base a este momento da vida do Fundador:
Parte II – EXPEDIÇÃO
Cerco de Mafeking
Mafeking, 13 de Novembro de 1899.
Estamos cercados há precisamente um mês. No coração do sul da África, estou aqui, cercado pelas tropas boers da República do Transval, com dois batalhões de carabineiros montados e uma população que começa a dar sinais de cansaço.
Os tiroteios não têm sido muito frequentes, o inimigo está em muito maior número do que nós, e deve estar à espera que nós desistamos. O que torna as coisas ainda mais aborrecidas, porque nós não vamos desistir. Quando recebi ordens para vir proteger a cidade, o comandante foi bem claro: “As rédeas da África do Sul estão nas mãos de quem possuir Mafeking”. Não posso desistir, mesmo.
Há uns dias que tenho observado os rapazes da cidade que se juntam na praça da cidade, sem muito que fazer. Chamei ao quartel alguns dos mais velhos e perguntei-lhes se estariam dispostos a ajudar-me. Ao início pareceram um pouco contrariados, mas aceitaram.
Comecei por lhes dar a responsabilidade de distribuir o correio dentro da cidade. Primeiro com as ordens militares entre o quartel e os postos de vigia, depois tornando oficiais os recados a fazer e as mensagens entre os próprios habitantes. Está a ser uma experiência fantástica. Os jovens estão a encarar a responsabilidade com grande empenho e houve melhorias significativas no ambiente da cidade.
Amanhã vou propor-lhe mais um desafio. Vou propor a um grupo que faça a contagem do número total de pessoas que estão na cidade connosco, para racionalizarmos a comida. O outro grupo vou pedir que criem manobras de diversão de maneira a enganar o inimigo de modo a que ele pense que somos muitos, que temos muita alimentação, que estamos animados e despreocupados. Os rapazes vão ser fundamentais nessa estratégia. Vamos lá ver como corre. Se correr bem, se os boers desistirem ou se conseguirmos resistir até chegarem reforços, o mérito vai ser, em grande parte destes jovens! Eles são os verdadeiros heróis, os Cadetes de Mafeking! Aí está um belo nome para eles!
Robert
0 comentários:
Enviar um comentário